As estrelas Michelin dos restaurantes brasileiros.

Gastronomia brasileira e as estrelas Michelin

A gastronomia é um dos sinônimos representantes de uma cultura. Qualquer lugar do mundo tem uma culinária específica que reflete seus costumes, realidade, ingredientes que por vezes são específicos somente daquele local e região e também da sazonalidade dos produtos. Assim, cada lugar do planeta tem uma particularidade na forma de cozinhar, nos temperos que são usados e cada uma dessas culinárias contribuem para a pluridade gastronômica mundial. Mesmo que muitas delas não tenhma nenhum representante condecorado com as famosas estrelas Michelin.

Gastronomia brasileira

Dentro desse contexto, a gastronomia brasileira sempre foi reconhecida como algo também plural, fruto das várias etnias que um dia imigraram para o país e que formaram sua cultura e história. Nossa culinária é extremamente saborosa e isso é inegável a nós brasileiros, mas também aos turistas que nos visitam. Entretanto, ainda não figurávamos nos moldes necessários de uma cozinha “conceito”. Ou seja, há pouco tempo (20 anos ou menos), o Brasil começou a ter alguns Chefs de cozinha que buscavam realizar uma série de pesquisas sobre alimentos, como cozinhá-los e assim realizar pratos que são chamados de autorais. Portanto, sem obrigatoriamente, apenas retratar pratos comuns.

As estrelas Michelin dos restaurantes brasileiros.

Prêmio Michelin

Esse prêmio fornecido aos grandes Chefs mundiais, surgiu há mais de um século. Hoje em dia, muito anos depois, o guia consegue acompanhar as cenas gastronômicas de todos os continentes do planeta. Seus guias vão nos restaurantes de forma anônima, como consumidores normais, pagam a conta e emitem relatórios sobre a inovação, sabor e atendimento dos restaurantes. Dentro do seu guia, tempos depois, a premiação revela quem recebeu as famosas estrelas da publicação, sendo 3 estrelas o nível máximo.

Michelin brasileiro

Em 2015, a publicação soltou os primeiros premiados brasileiros. Principalmente situados no Rio e em São Paulo, foram condecorados alguns restaurantes. Em destaque temos o D.O.M, do famoso Chef Alex Atala, que conseguiu 2 estrelas e foi o local que recebeu o prêmio mais alto do país. Além dele, SP também teve mais 10 restaurantes no total condecorados, cada um com 1 estrela. Entre eles o famoso Maní da Helena Rizzo, Dalta e Dito também de Alex Atala e Jun Sakamoto, homônimo do Chef da casa.

Saiba os restaurantes brasileiros condecorados com as estrelas Michelin.

No RJ, o renomado Olympe do Chef francês radicado no Brasil, Claude Troisgrois, recebeu 1 estrela, assim como o restaurante homônimo da grande Chef Roberta Sudbrack.

Além das estrelas, o guia emite também a premiação Bib Gourmand, que representa locais excelentes para comer e com um preço mais razoável. O RJ teve 8 restaurantes presentes nessa listagem, dentre eles Oui Oui, Entretapas e o Cais. E SP teve mais 17 restaurantes premiados nessa lista, como o Mocotó, Arturito e o francês L’Entrecôte de Paris.